BlogEcar Seguros

A importância do DPVAT


por: Ecar Seguros

Após o presidente Jair Bolsonaro assinar no dia 11 de novembro uma medida provisória que extinguia o Seguro DPVAT a partir de 2020, o STF suspendeu e retomou o seguro obrigatório.

De lá para cá, o DPVAT sofreu algumas mudanças. Em 27 de novembro, o Conselho Nacional Seguros Privados definiu seus novos valores com redução de até 86%.

Já no dia 31 de dezembro, o STF suspendeu a norma que reduziu o DPVAT de maneira liminar. Entretanto, no dia 9 de janeiro de 2020, o ministro do STF voltou atrás e manteve a redução no valor do DPVAT.

Com tantas mudanças, precisamos entender qual é a importância do DPVAT para muitos brasileiros e o impacto da sua possível extinção.

Apenas nos últimos 10 anos, cerca de 4 milhões de vítimas de acidentes de trânsito foram indenizadas pelo seguro DPVAT em todo Brasil. Caso fosse extinto, mais de 300 mil pessoas perderiam o direito ao seguro apenas em 2020. Um estudo da Seguradora Líder ainda afirma que ocorreriam mais de 38 mil casos de vítimas fatais no trânsito e mais de 205 mil pessoas ficariam com alguma sequela permanente depois de algum acidente.

Dentre as pessoas acidentadas, estudos apontam que seriam do sexo masculino, com faixa etária entre 18 a 34 anos. A projeção também mostra que os motociclistas seriam os mais afetados.

Em um cenário sem o DPVAT, a região Nordeste seria a mais atingida. Segundo o estudo, a região concentraria a maior parte das ocorrências não indenizadas em 2020 caso o seguro obrigatório fosse extinto. Dentre os estados, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Santa Catarina seriam os mais impactados.

A partir desses dados, é possível notar como é importante ter um seguro à disposição.

Conheça todas as modalidades de seguros da Ecar Seguros e veja como podemos ajudá-lo.

Não viva preocupado com o que pode acontecer. Contrate nossos serviços e aproveite a vida.


Postado Por

Ecar Seguros
Fale Conosco pelo WhatsApp