BlogEcar Seguros

Como navegar online com segurança?


por: Ecar Seguros

Mais do que nunca, a Internet vem sendo uma grande aliada durante a pandemia do COVID-19. E não é apenas por proporcionar entretenimento durante as nossas horas de lazer ou por possibilitar o contato com as pessoas mesmo com o isolamento social, mas também por viabilizar o trabalho remoto durante este período.

Diversas empresas já adotaram o home-office para “driblar” a crise e continuar oferecendo seus determinados serviços aos clientes. Mas assim como na empresa, é necessário ter cuidado para que o computador continue operando da maneira correta e que nenhuma informação confidencial seja vazada.

Vírus, spyware, adware e ransomware são todas as formas de malware que podem infectar o seu computador e prejudicar seu trabalho. Separamos algumas medidas que você pode adotar para tornar sua navegação mais segura e evitar que se torne vítima de possíveis ataques cibernéticos.

Considerando que seu navegador provavelmente é um dos mais populares, como Internet Explorer, Firefox, Google Chrome e Safari, saiba que todos eles dispõem de programas, configurações, atualizações e outras funções que já garantem uma proteção contra vulnerabilidades e alertam sobre possíveis ameaças.

Além disso, você também pode instalar um software que ajude a ampliar a segurança do navegador de internet, como o Spybot Search & Destroy, Web of Trust e o Symantec Endpoint Protection.

É claro que isso não garante 100% de segurança, então é bom que você siga algumas orientações básicas para evitar qualquer problema.

Entre apenas em sites seguros. Mas como posso saber que um site é seguro? Um indício que garante certa segurança são endereços que começam com “https://”, já que o “s” significa que ele é proveniente de um nível seguro. 

Outra dica é não confiar apenas na navegação privada ou anônima, pois ela não impede que alguém monitore sua atividade online e muito menos oculta sua identidade, sendo que o administrador de rede e seu fornecedor de serviços de Internet ainda conseguem identificá-lo.

Você também pode utilizar outras ferramentas de busca, como o DuckDuckGo, que não grava endereços IP e não utiliza cookies e nem transmite informações de referência para os sites que você visitar. Outro exemplo é o StartPage, que funciona de maneira semelhante.

Sempre considere utilizar uma rede privada virtual (VPN), que aumenta consideravelmente a segurança durante a navegação. Embora eles sejam normalmente utilizados pelas empresas, vários serviços de VPN podem ser adquiridos em dispositivos pessoais.

Também sempre utilize diferentes navegadores para diferentes atividades, pois caso alguém queira atacar você comprometendo um navegador de internet, ele não conseguirá transitar de um navegador para outro.

Por exemplo, utilize o Firefox para sites de navegação em geral e de compras, o Safari para sites que não requerem informações sensíveis, como música em streaming ou sites de informação e o Internet Explorer para informações confidenciais, como o gerenciamento de suas contas bancárias.

Todo cuidado é pouco neste momento, principalmente com os assuntos de sua empresa. Imagina ter prejuízos financeiros por descuidado na Internet em um momento delicado como esse que vivemos.

É por isso que a Ecar Seguros ajuda você na contratação do Cyber Risk, uma modalidade de seguros que garante proteção em caso de vazamentos de dados pessoais de seus clientes ou de sua empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço.

Todo cuidado é pouco.


Postado Por

Ecar Seguros
Fale Conosco pelo WhatsApp