BlogEcar Seguros

Como fica o seguro-viagem neste momento de pandemia?


por: Ecar Seguros

Você está planejando viajar ao exterior neste momento ou está fora do Brasil? Então atente-se em relação à cobertura de seu seguro-viagem.

As principais seguradoras do mercado têm cláusulas que excluem a indenização ao beneficiário em consequência de pandemias declaradas por órgão competente, algo que aconteceu com o Coronavírus recentemente pela OMS, a Organização Mundial de Saúde.

Dentre as dúvidas, fica o questionamento se são excluídas apenas as coberturas relacionadas direta ou indiretamente à doença ou se também a suspensão eliminaria também o atendimento a qualquer outra adversidade, como uma quebra quebrada, por exemplo.

Arthur Rollo, vice-presidente da comissão de Direito do Consumidor da OAB-SP, afirma que as seguradoras são obrigadas a dar cobertura nos casos do viajante não estar em um país onde não haja surto do COVID-19 ou em casos não relacionados com a doença.

Além disso, mesmo que o viajante tenha como destino um país com alto número de casos como a Itália e China, por exemplo, é preciso que a seguradora entre em contato com o beneficiário para explicar suas condições de cobertura. A falta de informações possibilita uma briga na justiça.

O advogado Armando Rovai, professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que em caso de acidentes que não houver nenhuma relação com a pandemia, a cobertura do seguro deve ser mantida. Caso contrário, o segurado pode entrar na Justiça ou em órgão de defesa do consumidor, como o Procon.

A orientação dos especialistas é que você entre em contato com a própria seguradora antes de viajar ou utilizar algum serviço no país estrangeiro, para não correr risco de usufruir de um serviço privado e ter que arcar com os custos no final.

A Allianz Travel, por exemplo, informou que seus clientes do seguro-viagem têm a cobertura durante a viagem de despesas médicas e hospitalares, independente se o viajante apresentar sintomas do COVID-19. Entretanto, qualquer mudança de posicionamento não está fora de cogitação e poderá ser informado nos meio de comunicação oficiais da seguradora.

Se antes já era complicado escolher um seguro-viagem adequado, no atual momento está ainda mais complexo.

Por essa razão você pode contar com a Ecar Seguros. Nós encontramos as melhores opções do mercado para você, considerando suas necessidades e o custo-benefício.

Entre em contato com nossos especialistas e deixe que nós cuidamos do resto.


Postado Por

Ecar Seguros
Fale Conosco pelo WhatsApp