BlogEcar Seguros

Futuro promissor no mercado de seguros no Brasil


por: Ecar Seguros

Ainda estamos na pandemia do novo coronavírus e muitas empresas e pessoas estão vivenciando a crise econômica gerada por ela. Entretanto, a expectativa é que o mercado de seguros tenha um futuro promissor pós-COVID-19.

Por questões culturais, o brasileiro não tem o hábito de adquirir a outros tipos de seguros que não sejam os de automóveis. Sempre damos o “jeitinho brasileiro” para nos virar em caso de adversidade.

Para piorar o cenário, muitos acreditavam que até o seguro de automóvel estava com os dias contados, com a chegada de aplicativos como Uber ou 99Táxi e a preferência por meios de transportes públicos, como ônibus ou metrô.

Mas a pandemia do COVID-19 mudou este pensamento.

Houve um crescimento significativo na demanda e nas vendas de seguros que o brasileiro não dava muita importância. Estima-se que as vendas de seguros de vida dispararam 136% em março, em relação ao mesmo período em 2019.

Além disso, a procura por termos relacionados à proteção financeira aumentaram 157% entre fevereiro e março, de acordo com o próprio Google.

Em relação a seguros empresariais, apesar de ter sido notada uma queda na busca de proteção patrimonial, houve um aumento na procura por seguro de vida em grupo, com aumento de 250% em março de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Outro aspecto que também contribui para o mercado de seguros é a necessidade de distanciamento social, que faz a população priorizar veículos próprios a transportes públicos e compartilhados. A queda no preço do petróleo e consequentemente da gasolina também tornam a opção de carro próprio ainda mais atrativa, o que deve também aumentar a demanda de seguros de automóveis.

A taxa de juros em um dos patamares mais baixos da história do país também é um fator que contribuirá com o financiamento para a compra de veículos, lógica que também pode ser utilizada nas vendas de seguros residenciais.

O home Office, medida tomada por muitas empresas como solução diante da pandemia, mostrou como a tecnologia está presente e facilita as nossas vidas e também deve alavancar a venda de seguros de equipamentos eletrônicos.

Entretanto, vale ressaltar que nem tudo será impactado de maneira positiva no mercado de seguros.

Sujeitos a discussões judiciais ou diretamente associadas ao distanciamento social, seguros como de viagem, lucro cessantes, eventos, fiança locatícia, aéreo, de crédito e para pequenas e médias empresas devem sofrer com baixa demanda.

Em relação a seguros para empresas, há duas perspectivas: vem surgindo um crescente interesse de apólices de seguro de vida em grupo e de saúde. Além disso, alguns seguros patrimoniais empresarias cobrem aspectos relacionados ao home Office; entretanto, é possível notar a redução do mercado em potencial para venda de seguros para empresas, em função do significativo volume de negócios fechados com a crise econômica.

Ou seja, o Brasil tem pouco número de segurados e o mercado de seguros demonstra um potencial enorme diante do cenário apresentado, proporcionando um futuro promissor para o mercado.

Na crise ou pós-pandemia, a Ecar Seguros está com você.

Conheça as melhores opções de seguros individuais ou empresariais conosco.

Conte com a gente.


Postado Por

Ecar Seguros
Fale Conosco pelo WhatsApp