BlogEcar Seguros

A maior preocupação com o meio ambiente exige a contratação do seguro ambiental


por: Ecar Seguros

A sociedade não é estática; ela está sempre evoluindo e os indivíduos são os principais responsáveis pela mudança de comportamento.

Do ponto de vista corporativo, isso significa que as companhias devem contar com a elaboração de um plano de gerenciamento eficaz para evitar danos causados à natureza. Caso cometido, a imagem da empresa em questão tem grandes chances de ser manchada.

Um bom aliado neste plano é o seguro ambiental.

A principal função desta modalidade é reduzir eventos que possam incluir a atividade poluente, seja na indústria, transporte ou obra.

Para que isso aconteça, a seguradora realiza uma análise técnica do risco, levando em consideração o tipo de produto estocado, os materiais contaminantes e como os resíduos são tratados e gerenciados.

Dentre suas coberturas, estão a remediação, limpeza, danos pessoais e materiais (dentro e fora do local), clean-up, locais de descarte de resíduos, transporte e lucros cessantes (segurado e terceiros).

Além disso, também é realizado o monitoramento do local afetado, a corresponsabilidade pelo descarte e tratamento de resíduos e possíveis danos que uma carga possa causar a terceiros e ao meio ambiente.

Na década passada (2011 a 2019), a busca pela proteção aumentou cinco vezes no Brasil, alcançando R$ 91 milhões em prêmios emitidos de acordo com a Susep.

Algumas apólices ainda oferecem cobertura adicional para gerenciamento de crise, representando uma verba para a contratação de assessorias de mídia e imprensa especializadas em amenizar o risco de imagem em casos de degradação do meio ambiente.

Em relação ao novo cenário da pandemia da COVID-19, houve algumas consultas de setores específicos em relação a extensão de cobertura de riscos ambientais envolvendo vírus e bactérias. Entretanto, este risco não está previsto na definição de condição de poluição ambiental ou consta como risco excluído nos clausulados adotados localmente.

No momento de contratação do seguro, os quesitos mais importantes no momento do cálculo de seu valor são as políticas voltadas ao meio ambiente praticadas pela empresa, as medidas de prevenção e segurança utilizadas e o potencial de perigo ao meio ambiente que as atividades exercidas pela corporação apresentam.

A Ecar Seguros, assim como todas empresas do Grupo Ecar, se preocupa em tornar melhor a vida das pessoas. O cuidado com o meio ambiente é essencial para que isso aconteça, tanto que sua degradação gera inúmeras consequências para os seres humanos, como enchentes, aumento da temperatura, poluição do ar, entre outras.

Quer fazer a cotação deste seguro e saber sobre suas coberturas?

Entre em contato com nossos representantes, ficaremos felizes em lhe atender.


Postado Por

Ecar Seguros
Fale Conosco pelo WhatsApp